terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Emprego: Ceará acima da média do NE


m 2012, o Ceará não conseguiu criar o mesmo número de empregos formais quanto no acumulado do ano imediatamente anterior. Porém, ficou com participação acima da média na década em relação aos demais Estados da região nordestina. Os dados são do levantamento denominado Enfoque Econômico nº 59, Evolução do Emprego Celetista 2003 a 2012.

O estudo é produzido pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), fornecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Nordeste

Conforme a pesquisa do Ipece, o Ceará participou com pouco mais que um em cada cinco postos de trabalho surgidos, no ano passado, no Nordeste. Isso corresponde a 21,54% de tudo o que foi gerado na região. O índice ficou levemente acima da média calculada na década compreendida entre 2003 e 2012, que foi de 19,84%. A diferença não chega a ser de dois pontos percentuais.

A menor participação cearense na criação de empregos com carteira assinada na região nordestina foi de 15,67%, há oito anos. No outro extremo, o maior índice alcançado pelo Estado foi em 2008, com 28,34%, conforme indica o estudo do Ipece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário