sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Custo de construir no CE foi o 3º que mais subiu


O Ceará foi o terceiro estado nordestino com a maior variação do preço do metro quadrado na Região Nordeste em 2012, fechando o ano com 5,35%, atrás apenas da Paraíba (7,35%) e do Maranhão (6,30%). O número ficou acima da média da região, que alcançou 4,95% no ano passado, segundo o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi).

Conforme o vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro, a mão de obra foi o que pesou no desempenho do setor em 2012. "Nós tivemos uma negociação de mão de obra que nós reajustamos acima do que estava previsto. O peso maior desse metro quadrado aqui é mão de obra. Material não está pesando muito", afirma.

Para o primeiro semestre deste ano, a previsão é de que o preço estabilize, segundo Montenegro. "A gente está indo para a estabilidade. Achamos que o custo não vai subir tanto porque a parte material está muito bem resolvida, a indústria se adaptou e não está tendo escassez de material", comemora.

Contudo, um dos maiores desafios para o setor nos próximos meses é resolver a falta de mão de obra. "O único problema é a negociação com os trabalhadores para alcançar essa estabilização. O subsídio será em março", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário