quinta-feira, 14 de julho de 2011

Economia do CE: maior nível do ano


Após arrefecer em abril, o índice que mede a atividade econômica do Ceará (IBCR-CE), voltou a avançar, atingindo, em maio, o maior nível deste ano. De acordo com dados divulgados, ontem, pelo Banco Central (BC), o indicador chegou a 155,26 pontos, crescendo 0,6% ante o mês imediatamente anterior e 8,2% no comparativo com maio do ano passado. Considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto), o IBCR engloba uma série de dados referentes a setores como indústria, comércio e agropecuário para mensurar o desempenho econômico do País e das unidades da federação.

No acumulado dos 12 meses encerrados em maio de 2011, o Estado soma uma acentuação de 9% ante igual período do ano anterior. Considerando-se dados dessazonalizados, a pontuação cearense foi de 156,68, também a mais elevada do ano.

No País

A economia brasileira cresceu menos em maio na comparação com o mês anterior, segundo dados do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica).

O indicador registrou expansão de 0,17% na comparação com abril, menor crescimento mensal do ano. Em março e abril, a expansão havia ficado em 0,44% no mesmo tipo de comparação. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o indicador apresentou crescimento pelo segundo mês consecutivo, de 3,93%. A expansão acumulada no ano está em 3,92%. Em 12 meses, em 5,34%.

Se o IBC-Br ficar estável em junho, o crescimento no segundo trimestre ficará em 0,94%, abaixo dos 1,26% verificados no primeiro trimestre em relação aos três meses anteriores.

O IBC-Br é divulgado pelo BC mensalmente, com base nos dados disponíveis no momento, e mostra proximidade com os números oficiais do IBGE, que são divulgados trimestralmente.

O indicador será avaliado pelo Copom (Comitê de Política Monetária do BC) na reunião da próxima quarta-feira (20) para definir a taxa básica de juros, hoje em 12,25% ao ano.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário