sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Novo recorde na venda de veículos


Com 294 mil unidades vendidas até ontem, o mercado de veículos novos no Brasil já registrou o melhor janeiro da história, embora ainda faltem contabilizar os licenciamentos do último dia do mês. Do total registrado até o dia 30, 280,5 mil são automóveis e comerciais leves e o restante caminhões e ônibus. O mês completo deve fechar com mais de 310 mil veículos vendidos, superando o melhor resultado até então para o período, de 268,2 mil unidades registradas em janeiro do ano passado. Muitos consumidores aproveitaram os estoques de modelos vendidos sem a alta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), cujas alíquotas estavam reduzidas desde maio e voltaram a ser cobradas gradualmente a partir do dia 1º.

Para carros com motor 1.0, por exemplo, a taxa do IPI, antes zerada, subiu para 2%, porcentual que vai a 3,5% em abril até voltar ao 7% a serem cobrados integralmente a partir de julho. A maioria das concessionárias de marcas nacionais tinha estoques de carros faturados sem o aumento e diversos importadores, como a coreana Kia Motors e a chinesa JAC Motors ainda não reajustaram tabelas.

Os números preliminares até ontem indicavam crescimento de 18,6% nas vendas em relação ao mesmo período de janeiro de 2012 e queda similar (de 18,4%) na comparação com dezembro, quando houve corrida às lojas para aproveitar o último mês de desconto cheio do IPI.

Nas últimas semanas, as montadoras divulgaram novas tabelas com reajustes de 1% a 5,5% para os carros da linha 2013. Além do IPI, algumas marcas repassaram aumentos extras, alegando novos itens na linha atual, como airbags e freio ABS de fábrica, ou suspensão do desconto que vinha sendo concedido em razão do acerto feito com o governo em maio, quando foi anunciado corte do IPI. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário