
O presidente da Anatel, João Rezende, classificou ontem como "insatisfatórios" os resultados obtidos pelas empresas de telefonia após a primeira fiscalização trimestral dos planos de melhoria da qualidade. Em agosto, o órgão regulador chegou a proibir a venda de novos chips durante 11 dias nos estados em que cada companhia liderava o índice de reclamações dos consumidores. Rezende falou depois de participar de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara.
O maior problema, segundo ele, tem sido o índice de acesso à rede de dados, que está abaixo do estipulado pela Anatel. Para Rezende, ainda é preciso maior empenho das companhias para melhorar os indicadores de qualidade do serviço de dados, que ainda não atingiu o índice de 98% de eficiência. Nos planos de voz, a taxa de 95% de ligações completadas foi atingida em outubro, segundo ele.
"Precisamos urgentemente ampliar a estrutura de atendimento tanto de sites quanto de redes de longa distância. Hoje a nossa crise no sistema de celular não é derivada do serviço de voz, mas principalmente do serviço de dados. Ele é que está dando o impulso no serviço de telecomunicações e está ocasionando, em alguns momentos, excesso de ligações nas redes, principalmente em horários de pico. Como são redes inteligentes, elas acabam derrubando ligações", diz.
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