sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Banco Central prevê melhora para a economia cearense


A manutenção do dinamismo do comércio, a retomada de crescimento da indústria e o esgotamento dos efeitos da seca na agricultura deverão ditar o ritmo da economia cearense nos próximos meses. A otimista projeção é do Banco Central (BC) e foi divulgada, ontem, no mais recente Boletim Regional da autoridade monetária, referente aos meses de junho, julho e agosto. Conforme constata o estudo, o desempenho do Ceará, juntamente com os registrados na Bahia e em Pernambuco, tem puxado a locomotiva da região Nordeste.

O Banco Central avalia que "o avanço de 1,6% assinalado na economia nordestina nesse período (em relação ao trimestre anterior) tem origem na performance favorável do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, do Ceará e de Pernambuco a partir do segundo trimestre de 2009, impulsionado, a exemplo do movimento observado em âmbito nacional, pela expansão do mercado interno".

"Vale mencionar que essa trajetória é ratificada pelo comportamento recente de indicadores relacionados às atividades varejista e industrial, favorecido pelo maior dinamismo dos mercados de trabalho e de crédito e pela intensidade dos programas de transferência de renda do governo federal à região", diz o documento do Banco Central.

Para chegar a tais constatações, a autoridade monetária levou em conta diversos dados das economias da região. No caso do Ceará, por exemplo, o Boletim lembra que houve uma expansão de 4,8% no comércio varejista entre junho e agosto ante o trimestre encerrado em maio. Enquanto isso, a produção industrial recuou 2,1%. Outro importante fator citado pelo levantamento é a safra estadual, cujo recuo deverá ser recorde em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário