
O dia marcado por um avalanche de grandes promoções nos Estados Unidos começa a ganhar força no Brasil. Para este ano, a Black Friday, que acontece hoje e prevê um total de vendas de até R$ 135 milhões pela internet, vai agregar mais de 300 lojas virtuais e promete atrair os consumidores oferecendo produtos com até 75% de desconto. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para que o barato não saia caro no bolso, garantem os especialistas.
Para o economista Ênio Leão, o consumidor deve saber aproveitar com cautela a liquidação que, segundo ele, muitas vezes incentivam o consumismo sem necessidade. "O principal ponto é não comprar por impulso o que não está precisando. Por mais que esteja barato, se o consumidor não está necessitando do produto, ele se torna caro", afirma.
De acordo ainda com ele, cabe ao consumidor fazer uma pesquisa antes e saber avaliar o preço de um determinado item com relação ao que está sendo oferecido durante a promoção.
"Se você não sabe nenhum preço usual de um item, é porque não está precisando dele. Se quiser uma televisão, por exemplo, você já sabe o preço dela".
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