
O consumo de gasolina cresceu 19% no Ceará no acumulado entre janeiro e setembro de 2012 em relação a igual período do ano passado. Enquanto, nos nove primeiros meses de 2011, foram comercializados 683,1 milhões de litros de gasolina no Estado; em similar intervalo deste ano, foram vendidos 814,1 milhões de litros. Contudo, esse crescimento vertiginoso também está causando preocupação em relação à regularidade do fornecimento. O próprio Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos-CE) admite temer um possível desabastecimento, mas não nas proporções que possam prejudicar a maioria da população cearense.
Conforme o Diário do Nordeste publicou na edição de ontem, o governo federal também está preocupado com uma provável onda de insuficiência no abastecimento, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste. A informação circulou pela primeira vez por meio do jornal Folha de São Paulo e dizia respeito à necessidade de se traçar um plano de emergência, que envolve a ampliação da capacidade de transporte e de armazenamento, a fim de evitar o possível problema.
As causas do alerta seriam o consumo recorde de gasolina, que, segundo estimativas de especialistas, deverá ultrapassar a marca inédita dos 30 bilhões de litros comercializados no Brasil; a falta de capacidade interna de produção que acompanhe o avanço do consumo; e problemas de infraestrutura de armazenagem e distribuição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário