
O processo de alfandegamento da primeira área da Zona de Processamento das Exportações (ZPE) do Pecém só deverá ser concluído em meados de janeiro de 2013, data em que a Superintendência da Receita Federal (3ª Região) assinará o Ato Declaratório Executivo (ADE) de alfandegamento. A data, antes prevista para 15 de dezembro próximo, será discutida com a direção da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) - primeira empresa a se instalar na ZPE no Ceará -, em reunião marcada para amanhã, à tarde.
Apesar dos avanços na execução das obras sob a coordenação da Emazpe (Empresa administradora da ZPE de Pecém) e no processo de alfandegamento pela Receita Federal, muito ainda há o que se fazer na área. Além da parte física estrutural, como a conclusão dos prédios administrativos da Emazpe, de aduana, galpões e áreas de acesso internos, ainda precisam ser instalados diversos sistemas de controle de acesso, de monitoramente eletrônico, aduaneiro, a balança e os equipamentos de tecnologia da informação (TI).
"Esses são pré-requisitos que compõem o leque de exigências da Receita Federal, para que comissão de planejamento possa concluir as vistorias e faça o relatório para emissão do ADE se final de alfandegamento", justifica o diretor Geral da Emazpe, Marcelo Costa Caldas. Esses sistemas são essenciais para o controle de carga, de pessoas e de segurança", explica o executivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário