quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sobral projeta instalar novo polo fabril

Clique para Ampliar

Sobral. Enquanto o Brasil discute a desindustrialização, Sobral planeja dar um novo - e audacioso - passo na renovação de seu parque fabril. Estão no birô do prefeito Clodoveu Arruda (PT) quatro grandes projetos para instalar um polo metal-mecânico no município, com geração inicial de mais de 1,6 mil empregos diretos.

"São quatro grandes fábricas que estamos atraindo para cá", revela Veveu, como é conhecido na cidade. Em nove meses a frente a Prefeitura, ele trabalhou na atração das fábricas Maxibus, Langendorf, Lem e Rocatti. "Estamos em negociação adiantada com uma montadora automotiva", disse secretando o nome da fábrica. "Para não atrapalhar o processo de captação".

Empreendimentos

A Maxi Bus é uma fábrica montadora de ônibus de origem gaúcha de Caxias do Sul. "Vamos doar o terreno e dar todos incentivos através do Governo do Estado. A empresa já inclusive pediu que um adiantamento na implantação do projeto. Os empresários já foram ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e conversaram com o presidente Jurandir Santiago e estamos oferecendo um galpão no nosso distrito industrial às margens da BR-222", destaca Veveu. A previsão do prefeito é que a fábrica seja instalada ainda este ano e comece a produzir em 2012 com a geração de 600 empregos diretos.

A Langendorf é uma fábrica de implementos rodoviários (carretas, caçambas, cegonhas, compactadores), também de origem de Caxias do Sul (RS), que pretende gerar inicialmente 350 empregos diretos. "Esta indústria já fez prospecção no Sistema Nacional de Emprego-Sine-Instituto de Desenvolvimento do Trabalho-IDT para capacitar sua mão de obra para a unidade de Sobral", informa Veveu acrescentando que ofereceu a fábrica um galpão na saída de Sobral com destino a Meruoca.

A fábrica de bicicletas e motos Lem deve oferecer inicialmente 500 empregos diretos na montagem de bikes.

Já a fábrica Rocatti de origem paulista vai gerar 200 empregos diretos para produção de peças para carros como freios, tambores e componentes para motos e bicicletas.

Geração de empregos
"Estamos gerando emprego e renda através de uma cadeia produtiva da ativação do nosso polo metal-mecânico, que vem se juntar as outras grandes fábricas que já temos em Sobral", festeja Veveu Arruda.

A maior geradora de emprego em Sobral é a Grendene, que emprega hoje 17.520 pessoas diretamente em sua unidade sobralense de fabricação de calçados jovens. Outras grandes geradoras de emprego são as fábricas de cimento Poty e a de café Serra Grande;

Apoio
O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Sfiec) está implantando em Sobral um complexo moderno do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). Trata-se de um investimento de R$ 15 milhões que deve ser inaugurado em 30 de janeiro de 2012.

Trabalho
1.600 empregos diretos é a expectativa inicial de postos que devem ser gerados com a concretização do polo metal-mecânico

Fonte: Portal Ceará em Rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário