
O leasing de veículos tem ficado cada vez menos popular entre os consumidores. A modalidade movimentou cerca de R$ 36,8 bilhões no primeiro semestre de 2011, cerca de 19% menos que em igual período do ano anterior, segundo balanço semestral da Associação Nacional das Financeiras de Montadoras (Anef). O principal motivo, dizem especialistas, é que as taxas da operação estão muito semelhantes às praticadas no Crédito Direto ao Consumidor (CDC).
"O leasing não pagava compulsórios até o fim do ano passado, o que o financiamento normal (CDC) cobrava, agora, o governo exige isso da modalidade", explica Miguel Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
A média da taxa de leasing, segundo o professor de finanças da ESPM Adriano Gomes, era 1,6% ao mês até o final de 2010, contra 1,9% do CDC. Agora, ambas estão em média em 1,9% ao mês. "A prestação do leasing ficava mais barata antes", diz.
Menos vantagens
No leasing o comprador paga as parcelas, mas o veículo é propriedade da financeira até que a dívida seja totalmente paga. "Pelo fato de o carro não ser do comprador, não é possível fazer nenhuma transação, como dar de entrada para comprar um outro, por exemplo", diz Oliveira, da Anefac. Além disso, as financeiras não precisam conceder descontos nos juros para quem adianta parcelas. No caso de o comprador parar de pagar as parcelas, o processo de retomada do veículo pela financeira é muito mais rápido quando a modalidade é o leasing.
Fonte: Diário do Nordeste
"O leasing não pagava compulsórios até o fim do ano passado, o que o financiamento normal (CDC) cobrava, agora, o governo exige isso da modalidade", explica Miguel Oliveira, vice-presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
A média da taxa de leasing, segundo o professor de finanças da ESPM Adriano Gomes, era 1,6% ao mês até o final de 2010, contra 1,9% do CDC. Agora, ambas estão em média em 1,9% ao mês. "A prestação do leasing ficava mais barata antes", diz.
Menos vantagens
No leasing o comprador paga as parcelas, mas o veículo é propriedade da financeira até que a dívida seja totalmente paga. "Pelo fato de o carro não ser do comprador, não é possível fazer nenhuma transação, como dar de entrada para comprar um outro, por exemplo", diz Oliveira, da Anefac. Além disso, as financeiras não precisam conceder descontos nos juros para quem adianta parcelas. No caso de o comprador parar de pagar as parcelas, o processo de retomada do veículo pela financeira é muito mais rápido quando a modalidade é o leasing.
Fonte: Diário do Nordeste
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