segunda-feira, 11 de julho de 2011

Renda fixa é aplicação mais valorizada do Plano Real

Em 17 anos de Plano Real, completados no último dia 1º de julho, as aplicações em renda fixa foram as mais rentáveis. O principal investimento nesse período foi o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que registrou rentabilidade de 567,85%, descontada a inflação de 286,59%. A taxa média diária do CDI é normalmente utilizada como referencial para avaliar a rentabilidade das aplicações em fundos de investimento de renda fixa.

De acordo com o economista Alex Araújo, as taxas de juros, que têm se elevado nos últimos anos, contribuíram para fortalecer esse tipo de aposta financeira. "Na década de 90, os juros serviram para evitar a fuga de capital externo e depois, para conter a inflação. Isso acabou beneficiando os investimentos atrelados ao CDI", explica.

A Bolsa de Valores foi a segunda melhor do ranking, com valorização real de 358,99% entre 1994 e 2011. Outra aplicação de renda fixa, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) registrou ganhos de 344,23%. Os dados pertencem a um levantamento realizado pelo Instituto Assaf, especializado em análise financeira. A tradicional caderneta de poupança, uma das alternativas mais conservadoras do País, anotou 179,10% de elevação nos últimos 17 anos.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário