terça-feira, 3 de maio de 2011

Pague Menos se prepara para estrear na Bolsa


A rede de farmácias Pague Menos é a próxima empresa do Ceará a negociar ações na Bolsa. Com mais de 420 lojas em todos os Estados do Brasil e no Distrito Federal, a rede está em fase de coordenação da oferta pública inicial de ações, segundo informações da consultoria financeira PricewaterhouseCoopers (PwC). O grupo cearense está entre as empresas que decidiram antecipar a abertura, prevista anteriormente para 2012.

De acordo com a PwC, o fundador da Pague Menos, Francisco Deusmar de Queirós, acredita que estão surgindo grandes chances de novos sócios. Segundo ele, diz a PwC, o pedido de registro inicial de companhia aberta será feito à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) com base no balanço dos primeiros três meses de 2011 e a oferta deve acontecer no segundo semestre deste ano. Procurado pela reportagem, o empresário não quis comentar o assunto, pois está "em período de silêncio", intervalo de 60 dias que antecedem o protocolo do pedido de registro da oferta, sejam ações ou debêntures.

Cearenses negociam

Segundo a BMF&Bovespa, seis empresas cearenses negociam ações na bolsa. São elas o M. Dias Branco, Banco do Nordeste, Cagece, Coelce, Vicunha Têxtil e Grendene. A cearense J.Macêdo, que tem capital aberto e fez emissão pública de debêntures, negocia no "balcão não organizado", que é o mercado de compra e venda de ativos sem a coordenação da bolsa.

Oferta de ações

Para a PwC, o mercado está animado com a nova onda de abertura de capital, atraindo novos investidores às ofertas de ações. O sócio presidente da PwC, Fernando Alves, explica que o número de empresas procurando seus serviços aumentou muito nos últimos meses. Ele diz ter recebido uma média de duas empresas por semana querendo saber o que é necessário para realizar um IPO. O sócio líder de Capital Markets da PwC, Ivan Clark, diz que há seis meses era recebida no máximo uma empresa por mês. Ele explica que, segundo o levantamento, o mercado brasileiro tem 120 em estágio avançado de abertura de capital.

A onda de avanço foi exposta no guia "Como abrir o capital da sua empresa no Brasil (IPO) / 2011 - Início de uma nova década de crescimento", lançado pela PwC, em parceria com a BM&F Bovespa, em abril.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário