terça-feira, 1 de março de 2011

Grendene faz 40 anos e anuncia maior lucro de sua história

Neste ano a Grendene completa 40 anos e essa data chega cheia de significado, de lembranças e reflexões para todos os que fazem a história da empresa que se tornou referencial de moda em calçados. Tudo começou em 1971 com a Plásticos Grendene Ltda. que se dedicava a  produzir telas plásticas para os garrafões de vinho produzidos na Serra Gaúcha, para substituir as peças feitas em vime. Desde então, nunca mais outra embalagem abraçou a bebida com tanta funcionalidade. A Grendene não parou por aí: foi a primeira empresa a utilizar a poliamida como matéria-prima para componentes de calçados. Assim, começava a dar os primeiros passos em direção à sua vocação fashion.

Em 1990, a Grendene chegou em Fortaleza instalando a primeira unidade fabril no Estado do Ceará, que passou a se denominar Grendene do Nordeste S.A., com capacidade anual de produção de 5 milhões de pares. Três anos depois (1993) foi inaugurada uma fábrica em Sobral, que passou a se denominar Grendene Sobral S.A. Benefícios fiscais, disponibilidade de mão-de-obra e localização estratégica para acesso ao mercado internacional motivaram a transferência das operações fabris, até então localizadas em Farroupilha.
Nelson Rossi, Gerente de Operações do Nordeste recorda que “a cada ano, a Grendene crescia e novas pessoas foram convidadas a fazer parte desse projeto, engajaram-se nesse sonho, no mesmo espírito de empreendorismo, superação, criatividade, inovação, persistência e trabalho, muito trabalho. Pessoas que passaram a compartilhar os mesmos valores: lucro, competitividade, inovação, agilidade, ética. Todos esses elementos compõe um enredo, um cenário uma história repleta de protagonistas...Pessoas especiais que são capazes de se reinventar constantemente, a partir de novos aprendizados e maiores desafios. Pessoas que tornam o impossível possível todos os dias. Pessoas admiráveis.”
Essa é a história da Grendene. Uma história que mudou a vida de muitos brasileiros: clientes, acionistas, fornecedores, colaboradores e a sociedade onde se insere a empresa, todos são donos desta história. Parabéns a todos que constroem hoje, a Grendene do futuro.

Em 2010, a empresa registrou lucro líquido de R$ 312,4 milhões - valor 15% maior que o de 2009 - e recuperação das margens, resultando no crescimento de 40,8% no EBIT.  A Grendene, uma das maiores fabricante brasileira de calçados - inicia as comemorações de seus 40 anos anunciando os ótimos resultados obtidos em 2010. O lucro líquido da empresa (BM&FBOVESPA: Novo Mercado - GRND3) no acumulado do ano passado foi de R$ 312, 4 milhões, ante R$ 272,2 milhões registrados em 2009. Este é um patamar de lucro que se destaca nas empresas ligadas ao consumo no Brasil ultrapassando o lucro apresentado por Renner, Hering, Lojas Marisa e Riachuelo que tem sido destaque da Bolsa de Valores. No período, o EBIT da empresa cresceu 40,8% e houve recuperação das Margens Bruta e Líquida e Ebit, em 1,7 p.p, 0,8 p.p e 2,8 p.p, respectivamente. A meta da empresa é crescer o Lucro Líquido a uma taxa composta média entre 12% e 15% nos próximos cinco anos (2011-2015).

De janeiro a dezembro, foram vendidos 170 milhões de pares - 115 milhões para o mercado interno e 55 milhões ao mercado externo. Ocupando o primeiro lugar no ranking de exportações de calçados por oito anos consecutivos. Em 2010 a Grendene representou 38,2% da fatia de calçados nacionais vendidos ao exterior.  "No 4º trimestre de 2010 mantivemos a estratégia de recomposição dos preços, atenção aos custos e despesas e foco na recuperação das margens - que veio de fato no 2S10. Os resultados obtidos, embora esperados, são uma confirmação do acerto das decisões tomadas e da robustez dos nossos negócios, que navega bem em diferentes conjunturas econômicas", ressalta Francisco Schmitt, diretor de Relações com Investidores da Grendene.

Ao completar 40 anos, com vocação para o mundo da moda, produzindo calçados inovadores e gerindo marcas desejadas a Grendene conquistou expressiva liderança no setor de calçados, o que demonstra o acerto de sua visão do mercado, sua estratégia e modelo de negócios bem como a capacidade de criar valor para seus acionistas. Fundada em 1971, no município de Farroupilha (RS), a partir de uma pequena fábrica de embalagens plásticas, conta atualmente com 26 mil funcionários, um parque industrial formado por 12 fábricas distribuídas pelo Brasil e capacidade instalada de produção de 200 milhões de pares/ano.

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