quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Em 2013 IPVA continuará podendo ser pago em até quatro vezes


Embora ainda não tenha sido oficializado como fica a cobrança do Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA) para o ano que vem, o secretário estadual da Fazenda, Mauro Benevides Filho, adianta que, em 2013, mais uma vez o cearense poderá parcelar o tributo em até quatro vezes, conforme aconteceu em 2012. Consultado pela reportagem, o governador do Ceará, Cid Gomes, acrescentou ainda que as regras de cobrança do imposto deverão permanecer as mesmas praticadas até então.

"Nós atualizamos os valores dos veículos, que têm sido sempre aquém do próprio mercado , e temos procurado ampliar isenções em alguns setores de maneira que, estamos conseguindo, com o aumento da base, aumentar a arrecadação, mas como regra, reduzindo avaliações e diminuindo alíquotas", disse.

Mauro Filho aguarda agora apenas a análise dos valores estipulados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em pesquisa feita para os veículos do Ceará. A tabela é realizada para cada unidade da federação e usada por elas para a formulação do IPVA.

Só então, expõe, serão conhecidos o desconto para pagamento em uma única vez, assim como se saberá as alíquotas de cálculo do imposto, datas de vencimento e de emissão dos boletos.

"Nós já recebemos a tabela Fipe, entretanto, ainda precisamos conversar com o sindicato do setor de veículos antes de definir as regras para 2013", destacou o secretário.

Até outubro deste ano, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), aproximadamente 2,11 milhões de veículos estavam em circulação no Ceará, sendo a maioria motocicletas (917 mil) e automóveis (789 mil).

De janeiro a outubro deste ano, cerca de R$ 440,17 milhões foram recolhidos aos cofres estaduais com o pagamento do IPVA, quase 17% a mais na comparação com igual período de 2011, quando o recolhimento havia sido em torno de R$ 379,87 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário