Quase um quarto dos trabalhadores que procuram emprego temporário neste fim de ano tem como objetivo obter uma renda extra para pagar dívidas. Destes, mais da metade (59%) já está empregada e nunca prestou serviços temporários anteriormente (54%), aponta uma pesquisa inédita feita pela Vagas Tecnologia, a partir dos currículos cadastrados no site da empresa. O resultado reflete o elevado nível de comprometimento da renda das famílias com pagamento de dívidas, além da manutenção da inadimplência considerada alta.
Dados do Banco Central mostram que 22,44% da renda das famílias está comprometida com dívidas. E, por três meses seguidos - julho, agosto e setembro -, a inadimplência média do brasileiro estacionou em 7,9% dos contratos. "Antes, quem buscava um trabalho temporário de fim de ano era o desempregado para obter alguma renda. Agora são endividados que estão à procura de uma segunda jornada para quitar prestações", afirma Fernanda Diez, responsável pela pesquisa da empresa.
De acordo com ela, a enquete foi feita na segunda quinzena do mês passado. Foram consultadas cerca de 700 pessoas online. Como é a primeira vez que a pesquisa é realizada, não há dados comparativos. Mas os resultados são compatíveis com o cenário atual de endividamento e inadimplência, observa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário