O governador do Ceará, Cid Gomes, afirmou ontem, em Brasília, que a presidente Dilma Rousseff, vai se indispor com 24 estados e mais de 5 mil municípios brasileiros se vetar o projeto que regulamenta a divisão dos royalties do petróleo para todos as cidades e unidades da federação, diminuindo o repasse hoje centralizado nas mãos dos estados produtores. Cid participou, ontem, da cerimônia, no Palácio do Planalto, do lançamento do Programa Brasil Carinhoso.
"Eu lamentarei muito se a presidenta vetar. Acho que ela estará se indispondo com 24 estados da federação e com 5.400 municípios do Brasil", afirmou o governador, que há menos de 15 dias esteve com a presidente Dilma e fez um apelo para que ela não vetasse o projeto que foi aprovado pelo Congresso e cujo prazo para sanção termina hoje.
Cid já havia avaliado como chantagem a pressão dos governos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo que não querem alterações na partilha dos royalties. Segundo o cearense, os estados e municípios não produtores hoje passam por dificuldades financeiras que podem ser atenuadas com estes recursos. "Os municípios estão passando por momento de dificuldade em função de queda de receita, de frustração de expectativa de receita e têm nessa possibilidade aprovada pela Câmara e pelo Senado por ampla maioria a única perspectiva de ter lenitivo nesse momento de dor", avaliou Cid Gomes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário